A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamen to Básico de Minas Gerais (ARISB-MG) elegeu quatro prestadores de serviço para o desenvolvimen to de um proje to voltado para o moni toramen to remo to. Um deles é o Serviço Autônomo de Saneamen to Básico de Itabiri to (SAAE). Também participam do proje to pilo to o […]
A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamen to Básico de Minas Gerais (ARISB-MG) elegeu quatro prestadores de serviço para o desenvolvimen to de um proje to voltado para o moni toramen to remo to. Um deles é o Serviço Autônomo de Saneamen to Básico de Itabiri to (SAAE). Também participam do proje to pilo to o Serviço Autônomo de Água e Esgo to (SAAE) de Itaguara, o Serviço Autônomo de Água e Esgo to (SAAE) de Itaúna e o Serviço Autônomo de Água e Esgo to (SAAE) de Carmo da Mata. O Moni toramen to Regular Remo to é, segundo Filipe Woods, dire tor técnico-Operacional da ARISB-MG, o acompanhamen to da prestação dos serviços de abastecimen to de água e esgotamen to sanitário a partir de informações e indicadores definidos pela ARISB-MG, com base na minuta da Norma de Referência da Agência Nacional de Águas (ANA). “O objetivo desta atividade é possibilitar uma avaliação qualitativa da prestação dos serviços, indicando possíveis pon tos de melhoria e viabilizando uma contribuição mais assertiva da ARISB-MG jun to aos prestadores regulados.” O analista Douglas Spindola adianta que a Agência irá demandar aos prestadores o envio periódico das informações selecionadas. “Os dados serão apreciados pelos analistas de Fiscalização e Regulação e farão parte de um Relatório de Desempenho para cada prestador. Este procedimen to já é utilizado por algumas Agências Reguladoras do país, e passará a ser obrigatório a todas após a publicação da referida norma.” Mirene Augusta de Andrade Moraes, analista de Fiscalização e Regulação da Dire toria Técnica-Operacional da ARISB-MG, está otimista. Ela acredita que com esse proje to a agência vai passar a fazer um acompanhamen to mais qualitativo dos prestadores de serviços. “Vamos usar indicadores nas avaliações. Acredi to que com a participação de todos possamos traçar estratégias que melhorem a gestão tan to do prestador quan to da qualidade do serviço.” Fo to: Sanderson Pereira