Ir para o conteúdo

ARISB - MG e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
JUN
25
25 JUN 2026
Programa Gestão para Universalização realiza primeiro módulo presencial
receba notícias

A ARISB-MG e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – (ABES-MG) concluíram, nesta semana, o primeiro módulo presencial do Programa Gestão para Universalização, iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão dos prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário regulados pela Agência.

Durante quatro dias de atividades, gestores, técnicos e profissionais do setor participaram de uma programação dedicada ao aprimoramento da gestão dos serviços de saneamento. A capacitação reuniu conteúdos técnicos, debates, estudos de caso e momentos de troca de experiências entre os participantes.

O Programa foi estruturado considerando os desafios atuais do setor de saneamento, especialmente aqueles relacionados ao cumprimento das metas de universalização, à melhoria da eficiência operacional, ao planejamento dos serviços e à sustentabilidade econômico-financeira dos prestadores. Nesse cenário, o fortalecimento da gestão é um fator essencial para a organização das ações e para a tomada de decisões mais estratégicas.

Ao longo do módulo, foram abordados temas como gestão e planejamento dos serviços de saneamento, governança institucional, regulação, indicadores de desempenho, eficiência operacional e priorização de investimentos. Os conteúdos foram apresentados de forma aplicada, buscando contribuir para a realidade dos diferentes prestadores regulados pela ARISB-MG.

A parceria entre a ARISB-MG e a ABES-MG reúne a experiência regulatória da Agência e o conhecimento técnico da Associação, proporcionando aos participantes uma formação alinhada às demandas e aos desafios enfrentados pelos serviços de saneamento. A iniciativa foi desenvolvida para apoiar os prestadores na identificação de prioridades, no aperfeiçoamento de processos e na construção de estratégias voltadas ao avanço das metas de universalização.

Além dos conteúdos técnicos, o encontro proporcionou um espaço para diálogo e compartilhamento de experiências entre profissionais de diferentes municípios, permitindo a discussão de desafios comuns e de alternativas para o aprimoramento da prestação dos serviços.

O Programa Gestão para Universalização terá continuidade com novos módulos ao longo dos próximos meses, ampliando as oportunidades de capacitação e desenvolvimento dos profissionais que atuam no setor de saneamento em Minas Gerais.

Seta