No dia 20 de agosto, o Município de Itabira/MG publicou o Decreto Municipal nº 1.086, declarando situação de emergência hídrica devido à estiagem prolongada, que tem reduzido os níveis de água nos mananciais que abastecem as Estações de Tratamento de Água (ETAs). As previsões indicam a continuidade do clima seco nos próximos meses, o que pode agravar ainda mais o cenário de escassez.
Em resposta a essa situação, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira protocolou um Plano de Racionamento de Água junto à Arisb-MG. Esse plano inclui medidas operacionais e restritivas destinadas a preservar os volumes remanescentes e garantir o abastecimento mínimo à população.
A equipe técnica da Arisb-MG está dedicada à análise detalhada do plano, comprometendo-se para que as medidas emergenciais propostas pelo prestador de serviços mitiguem os efeitos da crise hídrica e permitam que a população enfrente este desafio com o menor impacto possível, focando na sustentabilidade dos recursos hídricos. Em conjunto, a Ouvidoria da Arisb-MG acompanha as ações do prestador, verificando a implementação das medidas adequadas e garantindo que as informações sejam divulgadas corretamente à população.