O evento foi realizado na sede do CIDES, em Uberlândia, e reuniu prefeitos e secretários de todos os municípios participantes, representantes do Ministério Público de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e das instituições responsáveis pela estruturação do projeto. A Procuradora da Arisb-MG, Jordânia Ferreira, representou a Agência na ocasião, acompanhando os debates sobre a modelagem da futura concessão regionalizada, que deverá abranger 14 municípios consorciados.
Durante o simpósio, foram apresentados os avanços da primeira fase do projeto, coordenado pela Secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) da Casa Civil da Presidência da República e com apoio técnico da Caixa Econômica Federal e Consultoria Vital. A iniciativa visa viabilizar solução integrada para o manejo dos resíduos sólidos na região, em conformidade com o Novo Marco Legal do Saneamento.
A presença da Arisb-MG reforça seu compromisso com iniciativas que promovam a sustentabilidade, a eficiência e a universalização dos serviços públicos de saneamento básico, incluindo a gestão integrada dos resíduos sólidos.